terça-feira, 1 de setembro de 2015


Por: Elenilton da Cunha Galvão


Av. Governador Irapuan Costa Júnior em Ouvidor, GO
Vista da Av. Governador Irapuan Costa Júnior em Ouvidor, GO.


No dia 27 de Agosto foi sancionado pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg o projeto de lei que muda o nome da ponte Costa e Silva para Ponte Honestino Guimarães, projeto vinculado às tentativas de deter a ofensiva conservadora que se alastra pelo país desde Junho de 2013. 

Ricardo Vale autor do projeto justifica-o da seguinte maneira: 


"O principal motivo da minha proposta foi trazer de volta à sociedade, em um momento de crise, em que as pessoas pedem a volta do regime militar, a discussão sobre o que passamos durante a ditadura militar, principalmente para os jovens. A escolha do nome de Honestino Guimarães foi porque ele era um estudante da Universidade de Brasília (UnB) e se tornou símbolo da luta contra o governo de exceção.” 


A justificativa é acertada já que diante da sanha de setores autoritários e antidemocráticos de nossa sociedade certos fatos de nosso passado estão reiteradamente sendo omitidos e distorcidos para depois serem veiculados às massas que introjetam esses discursos sem nenhum critério. 

Pois bem, em Ouvidor não é diferente a Avenida principal de Ouvidor, Av. GovIrapuan Costa Júnior carrega reverberações de nosso passado abjeto, porque não rever, também, esse sombrio lado de nossa história municipal mudando seu nome para, pelo menos, Av. José Porfírio de Sousa. Explico. 

Irapuan Costa Jr. com General Ernesto Geisel
Irapuan Costa Jr. com General Ernesto Geisel 
Irapuan sempre foi admirador declarado do General
Irapuan foi governador de Goiás entre 1975 e 1979, admirador declarado de Ernesto Geisel (sim, aquele que desviou bilhões no acordo nuclear Brasil-Alemanha), anticomunista hidrofóbico à época do regime que justificava a violência militar contra nosso povo pelas mesmas desculpas que alguns cabeças de bagre hoje usam, a culpa é dos 'comunistas' (comunista aqui pode ser qualquer um que fosse contrário ao regime antidemocrático), eles que 'promoveram a violência' e etc. Mentira, falácia, claro. 

Apesar de Irapuan hoje ser declarado 'moderado' (pffff), é leitor assíduo de Olavo de Carvalho e o trata como 'filósofo', difundindo suas ideias sem a menor vergonha ou ojeriza, isso por si só já é razão suficiente para saber que a sanha golpista e antidemocrática dos senhores do regime não morreu, já que Olavo de Carvalho, contando com total apoio da VEJA, é um dos principais responsáveis pela despolitização das pessoas e posterior emburrecimento dos discursos 'políticos' de massa com sua lógica binária e maniqueísta da política. A corrupção é sempre MORAL, nunca ECONÔMICA. 

Irapuan Costa
Travestido de 'direita moderada' 
Irapuan Costa não esconde o apoio 
escancarado que deu ao regime militar.

Não pode-se justificar o nome de Irapuan tampouco por critérios minero-econômicos, já que as bases do desenvolvimento mineratório de Ouvidor se deu no governo de Mauro Borges Texeira, o governador deposto pelos militares, com a criação da METAGO, estatal que tinha como propósito a exploração mineral no nosso Estado.

Lembro que José Porfírio de Sousa foi deputado estadual em Goiás cassado com a promulgação do Ato Institucional nº (o AI-5) em 1969.  Ele era lavrador e continuou sendo até o dia de sua morte mesmo com sua passagem pela ALEGO como porta voz do campesinato goiano. 

Porfírio despontou-se como líder camponês e interlocutor dos interesses dos homens do campo quando as violentas chacinas e torturas dos latifundiários, policiais e agentes do governo se tornaram práticas comuns após o incentivo à 'marcha para o Oeste' de Getúlio Vargas. A posterior resistência dos camponeses contra os latifundiários em Trombas e Formoso, no Estado de Goiás, alçou o nome de Porfírio de Souza como verdadeiro líder daquele povo oprimido, com consequências gravíssimas para o agricultor. 

Porfírio foi filiado ao PCB mas rompeu no XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, posteriormente foi eleito pela legenda PTB-PSB como o primeiro camponês deputado da história brasileira, porém seu mandato na Assembléia Legislativa Goiana durou pouco graças ao endurecimento do governo de exceção.  


José Porfírio de Souza
José Porfírio de Souza. Camponês, trabalhador, primeiro deputado lavrador 
da história republicana brasileira e um dos milhares de mortos do Regime

A região de Trombas e Formoso logrou avanços no governo Mauro Borges e quando Porfírio era deputado, todavia houve posterior perseguição e retrocesso quando o golpe de 1º de Abril de 1964 foi deflagrado. Vários camponeses foram presos, torturados e mortos. José Porfírio fugiu de Goiás debaixo de tiros e se estabeleceu no Maranhão dedicando-se à educação no campo mesmo com seu ensino fundamental incompleto. 

José Porfírio teve seu filho Durvalino, de 17 anos, torturado pelo regime que lhe deixou com sequelas psicológicas irreversíveis, tudo em nome da 'segurança', pois as sessões de tortura se guiavam com a desculpa de descobrirem o paradeiro de Porfírio. Durvalino desapareceu do Hospital Psiquiátrico que foi internado quando foi liberado do DOPS. 

José Porfírio foi preso em 1972, brutalmente torturado no DOI-CODI e solto para desaparecer na mesma semana em uma viagem de ônibus. 

Seu corpo está desaparecido até o presente momento. 

Ditadura NUNCA mais, que se apaguem os nomes daqueles que violaram nosso país. 

Para que não se esqueça, para que NUNCA MAIS aconteça.



José Porfírio de Souza
José Porfirío, pobre, morreu camponês depois de ter sido brutalmente torturado como
seu filho de 17 anos, ambos foram mortos e jamais tiveram seus restos encontrados.









Comentários