domingo, 5 de abril de 2015


Os camponeses da bacia do Ribeirão Samambaia/Pari, juntamente com o Movimento Camponês Popular (MCP) já se manifestaram sobre o problema hídrico e agora esperam indenização pelo prejuízo causado pela prefeitura de Catalão.


A bacia do rio Samambaia – parte integrante da bacia do rio Paranaíba – é a principal fonte de abastecimento público de água em Catalão, sendo também responsável pela sobrevivência de dezenas de famílias camponesas, que tiram seu sustento das práticas agropastoris. No entanto, devido ao grande crescimento populacional da cidade – cerca de 8% ao ano, segundo a Superintendência Municipal de Água e Esgoto de Catalão (SAE) – concluiu-se que o manancial hídrico não é capaz de atender às necessidades da região.

Diante da falta de água, a Prefeitura de Catalão, com aval jurídico, promoveu a abertura de represas mantidas pela população ribeirinha, o que, além de não resolver o problema de abastecimento da zona urbana, o expandiu para a zona rural que, no momento, não teve e muitos ainda não tem, condições de manter suas plantações e alimentar seus animais.


Lavouras destruídas, animais mortos, prejuízo em larga escala aos
pequenos produtores. Prefeitura de Catalão, negligente e subserviente
ao capital dos latifundiários, prejudica os camponeses que
até o momento não foram indenizados.

Seu Sebastião, um ribeirinho da cidade, reclama do prejuízo sofrido com a perda de 40 mil pés de produtos como repolho, pepino, abóbora e tomate: “De quê que eu vou viver? Eu não tenho como viver. É um absurdo o que ele [o prefeito] mandou fazer. Agora eu vi que ele tá arrombando as represas. Não dá pra irrigar, o gado tá sem água...”.

Esta ação, que demonstra uma discriminação do poder público em relação aos pequenos agricultores rurais – em especial a SAE, que atribui o secamento dos afluentes da bacia à produção camponesa – enquanto, na verdade, estas famílias contribuem cotidianamente para o desenvolvimento social e econômico de Catalão. O sentimento que predomina entre os manifestantes é de indignação pela perda da produção e das condições de manutenção de suas casas e roças, devido à falta de água, e pelo descaso da prefeitura em relação às propriedades privadas desses pequenos agricultores.









Fonte: http://www.mcpbrasil.org.br/noticias/denuncias/item/1691-camponeses-protestam-contra-a-falta-de-agua-em-catalao-go#sthash.qkehvC9K.dpuf


Comentários